INDIE, FOLK E FÉ – O som revigorante da Banda de Um

Banda de Um: músicos "romperam" com o louvor congregacional e o rock gospel, lugares comum da música cristã local

Banda de Um: músicos “romperam” com o louvor congregacional e o rock gospel, lugares comum da música cristã local

Poucas bandas se atrevem a dar um salto fora da caixa onde vivem para explorar um mundo novo de sons, acordes e combinações. Isso se tratando do universo cristão, onde a homogenia prevalece em seu tão intrigante mercado fonográfico. E quando o foco é mais profundo, como por exemplo, uma cidadezinha do extremo norte do país, aí que sair do lugar comum se torna algo digno de aplausos.

Os jovens músicos da Banda de Um fizeram isso. Com muita coragem, ousadia e, porque não, muita força de vontade no coração, fugiram ao rock gospel – estilo favorito das jovens bandas cristãs em qualquer lugar do universo. E nesta sexta-feira (16), lançam seu primeiro EP, “Arbitrium”.

A banda também não se pautou pelo “louvor congregacional” – e nem por isso, representa um sacrilégio. Assim, abraçaram a música indie (abreviação em inglês de “independente”), mais precisamente o folk.  O estilo, característico da música norte-americana, foi consagrado por nomes como Bob Dylan, Jonny Cash e por uma infinidade de artistas no mundo todo.

No circuito cristão, por assim dizer, o folk já é uma realidade para gente como Will Retherford, Sara Groves, JJ Heller, Benjamin Dunn e muitos outros. Os jovens da De Um sempre estiveram em contato com o estilo, o que possibilitou bastante o entrosamento entre eles.

A De Um é formada por Gleyson Vaz (voz e violão), Janderson Nascimento (guitarra e banjo), Adi Junior (bateria) e André Barros (baixo). O som da banda lembra um pouco a banda The Lumineers, mas as inspirações são nomes como Os Arrais, Tiago Iorc e o próprio Bob Dylan.

No EP de lançamento, cinco canções levam o amor de Deus às pessoas. “A banda é apenas um meio de comunicar”, afirma Gleyson. Tanto que parte do dinheiro arrecadado com a venda do álbum será destinada a obras sociais. A produção foi toda feita em um sítio. E ao ar livre.

Buscando espaço

O grupo já se apresentou em mais de 20 eventos, porém mais em eventos “seculares” (não cristãos), que propriamente cristãos

O grupo já se apresentou em mais de 20 eventos, porém mais em eventos “seculares” (não cristãos), que propriamente cristãos

Com pouco mais de um ano de existência, a De Um vem ganhando não apenas os palcos da vibrante Boa Vista (RR), mas também os corações de muita gente encantada com a novidade (sim, novidade). Nesse pouco tempo, o grupo já se apresentou em mais de 20 eventos, porém mais em eventos “seculares” (não cristãos), que propriamente cristãos.

“Na seara gospel atualmente impera o rock, do estilo um pouco mais pesado. Não digo o alternativo, pois as bandas cristãs deste estilo não são muito conhecidas. Também a música black e as canções congregacionais. O fato é que não temos tanta oportunidade em eventos gospel. Algumas igrejas ainda nos chamam, mas são de amigos nossos”, relata o baterista Adi Junior.

O futuro

A banda pretende continuar divulgando o EP e o clipe da canção “Cantarolar”, que já está disponível no Youtube (veja abaixo). Além disso, os músicos pretendem levar seu trabalho fora de Roraima, não se restringindo ao meio cristão. “Mas estamos deixando Deus guiar as coisas”, ressalta Gleyson.

Fábio Cavalcante

fabiocbv@gmail.com

 

SERVIÇO

Lançamento do Ep “Arbitrium” – Banda De Um

Data: 16.12.2016

Horário: 18h30

Local: Praça do Mirandinha

Endereço: Rua Canis Maior, Caçari – Boa Vista/RR

 

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *